Projeto Tamar – Barra da Lagoa – Florianópolis
Passeio | Visitação
O Sul do Brasil é um importante local de alimentação de tartarugas marinhas, principalmente nas fases juvenis. Suas areias frias não propiciam um bom local para reprodução, por isso é raro ocorrer eventos de desova de tartarugas nessa região.
Em 2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas, grupos e escolas.
O espaço fica na Praia da Barra da Lagoa, a 50 metros do mar, em uma área de 5.000 m2 onde toda a estrutura é totalmente adequada ao uso por cadeirantes e para visitação em dias de chuva.
O Centro de Visitantes é cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e recebe cerca de 200 mil pessoas por ano, junto com o Museu do Projeto Tamar de Praia do Forte está entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões. Recebe milhares de visitantes e alunos por ano, comprovando sua eficácia como ferramenta de educação ambiental e sua importância no âmbito social.
Horário de funcionamento
De quarta a segunda das 10h às 17h.
Dia 24/12 e 31/12 das 10h às 17h
Dia 25/12 e dia 01/01 – fechado
Janeiro: De quarta a segunda das 10h às 17h
De 01/01 a 16/01 aberto todos os dias
Valor dos ingressos
Inteira – R$28,00
Meia-entrada – R$ 14,00 (idosos acima de 60 anos, estudantes, professores, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos, doadores com comprovante, pessoas com deficiência e seu acompanhante)
Gratuidades – Crianças de até 5 anos e moradores da Barra da Lagoa com comprovante
Endereço
R. Prof. Ademir Francisco, s/n – Barra da Lagoa, Florianópolis –
SC, 88061-160
Contato
Telefone: 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br
“Biólogo por um dia” mediante agendamento (clique no link abaixo):
bit.ly/tamarfloripa